Cinco dicas da 361º para você ter mais desempenho na sua corrida!

Escolher os tênis é a segunda grande decisão de um corredor (a primeira, claro, foi: “vou começar a correr!”). Uma má opção pode levar a desconforto, bolhas, unhas pretas e, garantem alguns profissionais especializados, a lesões mais sérias. O mais grave, contudo, será diminuir o prazer de correr, chegando até a desestimulá-lo. Ir pelo caminho – e o tênis – certo, contudo, é simples. Basta saber quais suas características como corredor e escolher um par onde caibam todas elas. Seguem aqui algumas dicas básicas que podem ajudar!

361º Ascent

1) Conheça seu pé
Todos nós temos os próprios atributos físicos. O primeiro passo para encontrar o par de tênis correto é determinar suas necessidades físicas. Tem pés largos, chatos ou arcos elevados? Você tem a pisada pronada, supinada ou neutra? Aterrissa com o calcanhar ou o médio-pé? Estas são perguntas aparentemente difíceis, principalmente para iniciantes. Nas grandes cidades há várias lojas especializadas que fornecem essas informações gratuitamente aos seus clientes, a partir de testes em equipamentos de última geração. Ou, caso você seja meticuloso, um ortopedista esportivo também poderá determinar as particularidades de seus pés. Bons websites de e-commerce também possuem gráficos mostrando as diferenças entre pés e passadas. Saiba também que alguns profissionais defendem a ineficácia de tênis para pronadores ou supinadores e recomendam a escolha por sempre um calçado neutro.

2) Olho aberto com “as revoluções”
Tenha cuidado para não ser apanhado pelas novidades excêntricas demais. Solados transgressores, sistemas de amortecimentos baseados na NASA, solas extra grossas, solas superfinas... Todos afirmam serem inovadores e revolucionários, por isso mesmo é melhor ser muito cuidadoso, se você quer algo testado e aprovado. A menos, é claro, que seu negócio seja mesmo experimentar grandes novidades – e que você disponha de verba ilimitada para apostar em “produtos de risco”, e substituí-los imediatamente se não gostar...

361º Kgm2

3) Conforto com estilo
Definido o tipo de tênis que você quer, começa a diversão. Experimente todos os modelos que lhe agradarem. Quando você encontrar aquele com o qual se sente bem mesmo, você saberá imediatamente. Deixe-se apaixonar pelas cores, pelo design – pode parecer bobagem, mas correr com tênis que você considera que lhe ficam bem, que estão bonitos nos seus pés, faz diferença, sim (efeito placebo não faz mal algum na corrida)! Em termos de conforto, deixe sempre algo entre 1 e 2 centímetros entre seus dedos e o bico e preste atenção se não está “pegando” no calcanhar. Lembre-se que a corrida, principalmente em dias quentes, fará com que seus pés dilatem um pouco – um tênis “justinho” numa manhã fria e em repouso pode ficar apertado na “hora do vamos ver”...

4) Experimente antes de comprar
Testar seus tênis antes de decidir é o ideal, se for possível. Dê uma corridinha antes de comprá-los. Esqueça a vergonha e saia trotando pela loja. Além disso, várias marcas promovem “degustação” de seus tênis. Fique atento e participe sempre que puder – muitas vezes, aquele par que você jamais achou que serviria entrega muito mais do que o que prometem alguns modelos top.

361º Spire

5) Preço não é tudo

Não se sinta obrigado a escolher um modelo top de linha, nem o mais caro entre os tops de cada marca, mesmo porque isso não é garantia de maior conforto e muito menos desempenho. Preste atenção no conforto, nas características do calçado em relação ao que você procura e depois se ele cabe no seu orçamento. Na corrida, como na vida, menos também pode ser mais.